É a crise econômica ou ainda não sabemos vender nosso peixe ?

Não tenho dúvidas que o mercado brasileiro deu uma boa encolhida nos últimos meses, quiça nos últimos anos.
Toda crise faz as empresas e pessoas repensarem suas ações, custos, prioridades etc. Isto é compreensível.
O que me chama atenção ainda, principalmente neste momento, são os pedidos e sugestões (e aqui falo em especial para os profissionais de Comunicação, Endomarketing e RH) que recebemos para realizarmos nas empresas: eventos, ações de comunicação, de engajamento, campanhas motivacionais, sem custo !!
Ok que a verba pode estar reduzida, pode não ser a prioridade.
Ok para exercitarmos nossa criatividade e capacidade de realizar ações com custo baixo.
Ok para pensarmos fora da caixa.
Agora fazer ações sem custo, isto quer dizer, sem envolver os devidos profissionais qualificados, tempo para estudar e entender a demanda da empresa, compra de produtos ou serviços adequados não me parece somente pela falta de recursos financeiros.
Ou será que ainda não fomos eficientes na venda do nosso peixe ? Será que de verdade as empresas e as lideranças entendem o papel do Comunicador na estratégia da empresa ou ainda somos vistos como "fazedores de eventos/festinhas" ?
É claro que isto não se aplica em todas as empresas e lideres, mas ainda me assusta ler, ver e receber uma boa quantidade de solicitações deste tipo.
Entendo que nós comunicadores ainda temos uma missão grande pela frente.
Sair do operacional para o estratégico é um salto grande que devemos ter mente,
mesmo sem dinheiro para realizar !
Abraços,
Fábio Di Renzo