COMUNICAÇÃO INTERNA

10 pilares para potencializar

Mulheres trabalhando

O ser humano atual, mais do que do nunca, tem a necessidade de ser ouvido, reconhecido e valorizado.

Conceito

Nosso estudo foi construído com o objetivo de olhar para a Comunicação Interna como uma atividade que faz conexão entre as mensagens divulgadas, envolvimento da liderança, com o jeito de ser da empresa, a chamada Cultura Organizacional.

Trabalhando com estas duas vertentes de maneira integrada e organizada, cumprimos um desafio importante dentro das organizações.

Dar clareza para os processos de comunicação, gerar uma melhor experiência do colaborador e sustentar um bom ambiente de trabalho.

Ganhos para a empresa & pessoas

. Sinergia de Recursos

. Melhor fluxo e maior clareza das mensagens

. Melhor “performance” da organização

. Maior satisfação e segurança para as pessoas

. Consolidação e vitalidade da cultura e da marca

. Maior clareza de objetivo dos veículos, eventos e ritos

 

. Maior clareza do papel dos gestores na comunicação

Forma Watercolor

10 pilares da

Comunicação Interna

1 - Alinhamento

As ações de Comunicação Interna não podem ser realizadas sem um olhar estratégico, sem um olhar de conexão com o negócio da empresa.

O alinhamento com a Direção, com os Líderes e com as demais áreas é essencial para você fazer bom um trabalho.

Um alinhamento de narrativas e de propósitos.

2 - Ambiente

Para que a atividade de Comunicação seja efetiva é preciso que o Gestor da área entenda e compartilhe com a equipe, quais são os recursos disponíveis, estrutura possível para o time, orçamento para as ações, possibilidade de trazer fornecedores para apoiar nas ações etc.

 

É importante dar clareza aos profissionais que atuam com esta atividade.

3 - Assunto

Quando falamos deste pilar, falamos de conteúdo.

 

É fundamental que você olhe com atenção quais assuntos estão divulgando ou querem divulgar.

O desafio é trazer temas, materiais e conteúdos que sejam relevantes para empresa e para os colaboradores.

4 - Aderência

Este pilar traz uma importante lição.

 

Os meios de comunicação precisam ser aderentes aos seus públicos.

 

Seus formatos, sua efetividade, sua atualização, sua localização,

precisam ser desenhados com olhar para as características e perfil das atividades dos seus colaboradores.

 

O quanto seus colaboradores se envolvem e participam das ações da área.

5 - Agilidade

Aqui falamos da importância da agilidade dos comunicados.

Agilidade no processo de aprovação por parte da área responsável em aprovar.

Agilidade na própria divulgação para as equipes.

6 - Atratividade

Este item traz um novo desafio para os comunicadores.

 

Além do conteúdo, é preciso ter muito cuidado e atenção no formato das mensagens.

Tenha foco na qualidade das imagens, no visual atrativo dos materiais, dos textos e das mensagens divulgadas.

7 - Agenda

Este pilar traz um olhar muito atento aos novos formatos de trabalho.

 

Em especial, para quem está trabalhando fora do escritório, é necessário que a Comunicação crie uma agenda, uma periodicidade, uma frequência do envio dos comunicados para evitar distrações das equipes.

8 - Tradições

Criar ações ou campanhas sem considerar as tradições ou elementos históricos da sua empresa podem criar resistência.

 

Não é raro encontrar empresas que desenham uma estratégia inovadora que é uma oposição à suas práticas históricas. Implementa-la sem considerar sua transição frequentemente promove imunidades às mudanças, resistências ou descrédito ao canal ou mesmo à empresa.

 

Comunicação não é só comunicar.

É saber como dizer.

9 - Dia a Dia

É preciso compreender e até mesmo ajustar o tipo de experiência que seus colaboradores vivem no dia dia da organização.

De nada adianta promover diversas campanhas internas potencializando um comportamento ou uma atitude alinhada com o posicionamento da organização se os líderes da empresa não fomentam ou inibem este mesmo comportamento.

Comunicação não é só informar.

É trazer coerência entre o que se diz e o que se pratica.

10 - Estratégia

É muito importante ancorar todas as práticas aos desafios de negócio a serem enfrentados no futuro breve.

Mais importante do que saber qual aspecto da empresa precisa ser melhorado hoje, é considerar as exigências de seu mercado sob qual você deve começar a mudar agora.

Comunicação não é só falar do dia dia.

É preparar os times para o desafio que uma hora vai chegar.

jornalista%202019_edited.jpg

Um comunicador, antes de tudo, é um contador de histórias.

E quem trabalha com Comunicação Interna, além de ser um contador, deve ajudar os líderes na construção das narrativas internas.

NOVEMBRO 4

 

A Novembro 4 é uma agência especialista em Comunicação Interna.

 

Nossa missão é ajudar as empresas e seus líderes se comunicarem melhor com seus colaboradores.

As referências e os conceitos deste material foram construídos ao longo de 30 anos de trabalho e estudos na área, do seu fundador, Fábio Di Renzo.

 

Os pilares de Cultura, foram construídos com orientação e experiência do André Bento, da ATMA.

Há 8 anos, a Novembro 4 vem despertando este olhar e implantando este conceito dentro de várias empresas.

laranja e branco.png
  • Novembro4
  • Novembro4
  • Novembro4